sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aplicativo para celular mostra se você está bêbado apenas com o mapeamento de seus olhos

Cuidar da saúde é fundamental, e bem sabemos que o álcool, quando consumido em excesso, pode provocar sérios danos ao nosso organismo. Isso se aplica ainda mais quando falamos de beber e dirigir, uma prática perigosa e que continua com força total nas campanhas de conscientização. 

Mas como saber se bebemos o suficiente para sair guiando o carro? Pois seus problemas para evitar essa situação, caro internauta, parecem ter acabado. Depois de mais de 40 anos de pesquisas, que estudaram diversos aspectos do comportamento humano sob o efeito do álcool, cientistas criado um aplicativo capaz de dizer se você está ou não bêbado, e se tem ou não condições de guiar um veículo após a bebedeira.

Chamado de BreathalEyes, o serviço usa tecnologia de última geração para fazer um diagnóstico rápido dos indivíduos através da coleta de informações dos olhos. Segundo os sites Discovery News e Dvice, o funcionamento do dispositivo é bem simples: com a câmera do smartphone posicionada diante dos olhos da pessoa, o aplicativo grava suas vibrações ao olhar para o lado e ao manter seu olhar fixo. Por meio dessa leitura, o BreathalEyes pode assegurar se o usuário está alcoolizado e se pode dirigir.

Essa característica ocular não é analisada em vão. Pesquisadores observaram que, em algumas pessoas, a pupila humana é capaz de se movimentar de forma rápida e involuntária, o que pode denunciar a existência de uma quantidade considerável de álcool no organismo. Esse comportamento é conhecido como HGN (ou Nistagmo Horizontal).

Os resultados são exibidos na tela do celular, com o nível de porcentagem de álcool e dados sobre o HGN. Além disso, aparece uma mensagem que vai dizer se você está ou não apto para conduzir um veículo.

Apesar de parecer bem útil aos "manguaças" de plantão, Rob Andrews, um dos desenvolvedores do BreathalEyes, alerta que o nistagmo também pode ser causado por alguma doença no cérebro, efeito de sedativos ou acidente vascular cerebral e, na exclusão desses problemas, está presente em indivíduos com alto teor alcoólico no sangue. Andrews também ressalta que o aplicativo foi feito apenas para fins de entretenimento, sem nenhum tipo de relação científica ou médica.

Hoje, o BreathalEyes está disponível para iPhone, iPod touch e iPad, e pode ser comprado na App Store por US$ 0,99. O serviço será lançado para aparelhos com Android até o fim do ano.



Fonte: Olhar Digital

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Grocery Coupons