domingo, 5 de fevereiro de 2012

Noticias da Semana (05/2)

Obs: O Noticias da Semana não é uma ideia origina o blog.


1. jovem de 15 anos encontra falhas nos sites da Apple, Microsoft, Facebook e Google




Cim Stordal é um jovem de 15 anos como qualquer outro. Vai à escola, trabalha em uma loja de peixes e nas horas de folga gosta de jogar videogame. Entretanto, esse jovem norueguês tem um hobby bastante peculiar: procurar bugs em sites de grandes empresas.
Autodidata, começou a se interessar pelo assunto aos 14 anos e, apenas um ano depois, os resultados são surpreendentes. Stordal encontrou falhas nos sites da Apple, da Microsoft, do Facebook e da Google. As empresas não divulgam qual foi a brecha encontrada, mas todas reconhecem o talento de Cim.
Na Google, seu nome foi incluído no Google Security Hall of Fame, página que reúne nomes que, de alguma forma, contribuíram para a segurança virtual. A Apple também creditou os préstimos do jovem, assim como a Microsoft. Já o Facebook, repassou ao jovem um cartão de crédito com US$ 500.
Em entrevistas, Stordal contou como é o seu método de trabalho. “É só eu olhar o site e descobrir onde posso inserir o HTML que não é filtrado pelo código-fonte. Muitas vezes, eles selecionam alguns elementos, mas se esquecem de algumas coisas embutidas na programação de seus sites e aplicativos”, detalha.
Segundo ele, o site que menos demandou tempo foi o da Apple. “Levei apenas cinco minutos para encontrar bugs na página da empresa”, explica. Já no Facebook, foram necessários quatro dias de pesquisa, enquanto no Google apenas três. Sua meta agora é encontrar falhas em dispositivos móveis e, por conta própria, iniciou a criação de uma ferramenta de testes automatizados de software para ser utilizada no seu iPhone 3G.

Fonte: Tecmundo

2. Fóruns globais repartem a economia verde
Todo mês de janeiro somos presenteados com dois fóruns ridículos que ficam discutindo quem e como vão manipular ou mandar na sociedade. A única diferença desse ano é que o nome recebeu uma nova maquiagem e criou a sociedade ambiental.


1) O fórum econômico de Davos
É aqui que os mega líderes capitalistas se reúnem para traçar suas metas. Esse ano não foi diferente dos outros, pois para eles não importa que economia seja aplicada e sim como serão liberados os empréstimos financeiros para cada país, ou seja, não interessa se é economia verde, socialista ou capitalista.

2)  Fórum social mundial
Já a esquerda mundial fez uma série de palestras tão confusas que muita gente não deve ter entendido quase nada, mas no meio dessa desorganização surgiu um rascunho para a economia verde que será apresentada na RIO +20. Os comunistas pretendem abocanhar o mercado de  eco empregos como: catadores de lixo,  eco zumbis do crack (esses catam latinhas e trocam por pedras)  e a administração de uma espécie de Bolsa Família Global para que eles jamais saiam da casta que estão.  O governador do Rio Grande do Sul,  Tarso Genro,  chama esse delírio de elementos mínimos para buscar a unidade de um novo projeto socialista.
Ouvindo a melodia que o rouxinol místico entoou do mais profundo abismo das trevas unificadoras (a solução espíritual para problemas econômicos)  e de olho na classe “c”, os comunistas perceberam que ela possui muitos evangélicos; por esse motivo, e com a função de socializar o cristianismo, algumas igrejas evangélicas abraçaram a causa política ambiental do fórum:
Resumo da notícia:  Evangélicos participam do Fórum Social Temático – “Organizações e redes evangélicas vão participar do Fórum Social Temático, que começou no dia 24 e vai até o dia 29 de janeiro, em Porto Alegre, RS. O evento, que é a edição preparatória do Fórum Social Mundial (Cúpula dos Povos) que acontecerá paralelamente ao Rio+20 (conferência da ONU para o meio ambiente no Rio de Janeiro em junho), abriu espaço para organizações e movimentos que queiram discutir temas relacionados ao que fazem.
RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), Visão Mundial, Rede FALE, Evangélicos pela Justiça, Asas de Socorro e outros vão dirigir palestras hoje e no sábado. “Justiça Socioambiental e Cristianismo: o lugar da Igreja na luta contra a pobreza e o modelo de desenvolvimento brasileiro” é um tema principal hoje, a partir das 9 horas.
Hoje também, a partir das 13 horas, o tema será “Mudanças Climáticas: como alterar a rota?”. Uma das palestras, sob responsabilidade de Morgana Boostel, da Rede FALE, será o relato da iniciativa em defesa de direitos ambientais em Marabá (PA), registrado no livro Assim na Terra como no Céu, da Editora Ultimato.(…)”
O fórum também não esqueceu do principio de Baha’u’llah referente à educação universal compulsória, onde as crianças passarão a ser propriedade do Estado e educadas de acordo com os princípios da unidade do cristo cósmico (ênfase para a diversidade gay). O programa Escola de Tempo Integral  desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes  ganhou destaque no evento para a criação do cidadão global:
“…A nossa (civilização) funda-se no ódio (..) As crianças serão tomadas das mães ao nascer, como se tiram os ovos da galinha (…) A procriação será uma formalidade anual como a revelação de um talão de racionamento (..) Não haverá amor, exceto amor ao Grande Irmão…” (George Orwel – 1984)
Que DEUS nos dê  paciência  – e muita paciência mesmo – para  aturar tantas manobras podres que são praticadas na política global.
Referencia: Apocalipse Total
3. Anonymous Brasil e os ataques a bancos: será que há como as instituições se protegerem?

Um dos casos que mais repercutiu nas últimas semanas foi o fechamento do Megaupload pelo FBI, no último dia 19/01, quando o fundador Kim Dotcom e seus funcionários foram acusados de pirataria.

Em meio a tudo isso, os hackers do Anonymous se manifestaram sobre o assunto na mesma noite do fechamento do Megaupload (19/01), quando começaram a atacar e derrubar os sites de diversas organizações, principalmente do governo e da indústria fonográfica.

E um novo acordo está em andamento em mais de 50 países: o Anti-Counterfeiting Trade Agreement, ou ACTA (Acordo Comercial Anticontrafacção, para o português), que promete ser ainda mais perigoso do que o SOPA. O projeto é um tratado global mais abrangente que visa criar determinados padrões internacionais para combater bens falsificados e a pirataria virtual. Saiba mais aqui.

E o Brasil? 

Agora, tudo leva a crer que o Brasil está tomando rumos parecidos na continuação dos protestos contra a censura. Na manhã da última segunda-feira (30/01), o site do banco Itaú Unibanco foi derrubado pelos hackers brasileiros do Anonymous, após o grupo ter anunciado via Twitter que a página da instituição estava fora do ar. O Itaú ficou indisponível entre as 10h05 e 10h11 de ontem, e enfrentou vários outros momentos de instabilidade.

Na manhã de terça-feira, 31/01, foi a vez do Bradesco ter seu site invadido, também pelos hackers do Anonymous, que declararam no Twitter que "o alvo foi atingido" e que o endereço bradesco.com.br "está à deriva". O internet banking da instituição ficou fora do ar por pouco mais de duas horas, tanto para computadores quanto para celulares. De acordo com o Bradesco, o serviço chega a fazer 5 milhões de transações por dia, incluindo consultas a saldos e outras operações.

De acordo com o grupo, esses foram apenas os primeiros de uma série de futuros ataques. Amanhã o alvo será o Banco do Brasil. Na quinta-feira é a Caixa, e na sexta-feira o Santander. Os responsáveis pela queda, que comemoraram o acontecimento no microblog, lançaram uma ação chamada#OpWeeksPayment (algo como "operação semana de pagamento"), um protesto contra a corrupção e que será feito ao longo de toda esta semana. O objetivo, segundo os hackers, é apenas um: deixar um serviço de internet banking fora do ar, todos os dias, por pelo menos 12 horas.

De acordo com o Anonymous, a escolha deste período para a realização dos ataques não foi por acaso. Esta semana concentra os dias em que a maioria das empresas fazem o pagamento de salários aos funcionários e, logo, quando os sites de internet banking têm maiores demandas de acesso.

Mas como um grande site pode se proteger de ataques DDoS?

Diantes dessas informações, uma das grandes perguntas é: como proteger a segurança virtual desses sites e evitar possíveis ataques? Na visão de Flávio Carvalho, diretor de serviços gerenciados de segurança e especialista no assunto, o que temos visto nas ações do Anonymous são grandes ataques distribuídos de negação de serviço (ou DDoS, como são popularmente conhecidos), com o objetivo de tirar do ar, por sobrecarga, os sites alvo.

Flávio acredita que, como sempre, há grande divulgação em torno das ações dos hackers, mas que é possível tomar certas precauções para minimizar, ou até mesmo conter as invasões que podem ser bem sucedidas e causar danos. Contudo, vale lembrar de que a segurança procura reduzir os riscos a níveis toleráveis, pois não é possível eliminá-los completamente.

As recomendações para os bancos, neste caso, são simples. Em parceria com as principais operadoras de Telecom, deve-se monitorar de perto o tráfego de dados e ativar soluções de segurança como "black holes", para filtrar os ataques em suas principais origens. Esses ataques são distribuídos, mas sempre há origens de tráfego mais intenso, que podem ser filtradas na operadora, minimizando o impacto da invasão.

Em segundo lugar, as instituições bancárias devem optar por sistemas de prevenção de intrusos (IPSs) de grande capacidade, de modo a conseguir mapear na entrada o máximo possível de acesso indesejado. Feito isso, por fim, ativar o máximo da capacidade de servidores extras.

Como o especialista Flávio bem disse, é claro que nem mesmo o melhor aparato do mundo poderia manter um site completamente seguro e livre de ataques hackers, como os que estamos vendo aos bancos nos últimos dias. Mas já é um começo, levando em consideração a natureza da situação, que no caso envolve as contas e outros serviços bancários relacionados a quase toda a população.

Por um lado, há quem apoie a iniciativa dos brasileiros do Anonymous na marcha contra o fim da liberdade de internet, que parece não ter precedentes e nem limites com o extinto SOPA e o futuro ACTA. Por outro, acreditam que a prática dessas invasões não tem um objetivo mais concreto e fundamentado, além do fato de que isso não vai levar a nada e afetar a vida da população nacional, em especial ao que usam o internet banking todos os dias, para inúmeras transações.

E você? Acha que o Anonymous tem feito o certo em se manifestar dessa maneira? Ou acredita que existem outras formas de protestar contra a censura virtual?

Fonte: Olhar digital

4. Congresso dos EUA pede explicações ao Google sobre suas mudanças na política de uso
O Congresso dos Estados Unidos pediu para o Google explicar sua nova política de uso, e a empresa decidiu que vai conversar com os congressistas. Porém, não enviará o CEO Larry Page, e sim dois outros executivos: o conselheiro geral Mike Yand e o diretor de políticas Pablo Chavez, de acordo com oUSA Today.

Eles vão, amanhã (02/02), explicar para deputados dos Estados Unidos as mudanças que unificam a política de uso dos serviços do Google. A partir de 1º de março, o Google poderá observar o que um usuário faz em todos os seus produtos.

"Essas mudanças não devem causar problemas exceto por uma alteração significativa no termo de serviço: o Google não permitirá que usuários escolham por não autorizar a coleta de informações e compartilhamento em diversas plataformas e dispositivos (o opt-out)", afirma a deputada republicana Mary Bono Mack, responsável pelo pedido de explicações para o Google.

As críticas se concentram na medida tudo-ou-nada do Google: ou o usuário aceita as novas políticas ou deixa de usar os serviços. Qualquer usuário de buscas do Google que também tenha, por exemplo, uma conta no YouTube ou no Gmail, terá informações de um dos produtos usadas em outro, sem a opção de desligar esse compartilhamento.

Em sua defesa, o Google afirma que a nova política vai personalizar ainda mais os serviços para os usuários, e que as informações coletadas não vão ser usadas para nada além de melhorar a experiência do usuário.

Fonte: Olhar Digital

5. Governo registra 56 mortes desde o anúncio da greve de PMs na Bahia
O balanço da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) revela que 56 pessoas foram mortas das 21h de terça-feira (31), dia em que foi decretada a greve por parte dos policiais militares, até as 18h30 deste sábado (4). O dia que somou maior número de mortes foi nesta sexta-feira (3), com 31 registros. Outras 14 mortes foram registradas nesta quinta-feira (2).
Ainda segundo a secretaria, 43 homicídios foram cometidos em Salvador. Outros 13 foram registrados na Região Metropolitana de Salvador.
Os mandados de reintegração de posse foram expedidos na manhã deste sábado (4) e cumpridos pela Polícia Militar. Os veículos foram levados para o Departamento de Apoio Logísticos. Alguns estão com pneus furados. Não houve resistência por parte dos manifestantes.Carros de polícia recuperados
A secretaria recuperou, na tarde deste sábado, 16 carros oficiais que estavam em poder de policiais militares grevistas, na Assembleia Legislativa, em Salvador. Os manifestantes são filiados à Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra).
Negociações
Segundo o governador da Bahia, Jaques Wagner, os praças da PM baiana já acumulam, em cinco anos de governo, perto de 60% de reajuste, o que representa um ganho real de cerca de 35%. "Este ano, quando nem todos os governadores e nem o governo federal garantiram o reajuste linear igual ao da inflação do ano passado, nós já garantimos na Bahia um reajuste de 6,5%", disse ele em entrevista coletiva neste sábado.
O presidente da Aspra, Marco Prisco, que mobiliza o movimento, informa que não abre mão de dois itens da pauta de reivindicação: a anistia criminal dos policiais militares que participam da greve e o pagamento da Gratificação por Atividade de Polícia (GAP) V.
Os demais pontos, como o pagamento da GAP IV e a regulamentação de remuneração fruto de auxílio acidente, além de periculosidade, insalubridade, criações do código de ética e do plano de cargos e salários, segundo ele, devem ser ser negociados por uma comissão de diálogo permanente com o governo.
Grevistas
Ainda na sexta-feira a sede da Aspra foi fechada por ordem judicial. A entidade representa os policiais filiados que aderiram à greve da corporação na Bahia.
 O oficial de Justiça não encontrou resistência, porque o local estava vazio. A Aspra situada na Rua da Forca, bairro da Piedade, em Salvador. A determinação judicial foi autorizada pela juíza Janete Fadul de Oliveira, após pedido feito pelo Ministério Público, e impede a realização de assembleias e reuniões no local.

Dirigentes da Aspra e policiais estão há quatro dias acampados na sede da Assembleia Legislativa, localizada no Centro Administrativo da Bahia, no bairro de Sussuarana. A entidade reinvindica o cumprimento do pagamento da Gratificação por Atividade de Polícia (GAP) IV e V, que iriam compor a remuneração dos policiais, chamada de soldo, além de regulamentação do pagamento de auxílio acidente, periculosidade e insalubridade.

O comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, diz que a corporação não reconhece a Aspra como entidade de classe e que há a rotina de reuniões semanais para tratar exclusivamente da inserção dos benefícios garantidos pendentes na remuneração dos servidores. "Estamos desde novembro [de 2011] fazendo um canal entre as associações que representam legitimamente os nossos integrantes com discussões que nos levam a um diálogo com o governo. Estamos bem avançados. Não reconhecemos a Aspra como representante legal da classe e, por terror, ele promove esse momento na comunidade baiana", avalia.

Pronunciamento do governador
O governador da Bahia, Jaques Wagner, tentou tranquilizar a população do estado em cerca de três minutos de pronunciamento oficial, transmitido pelas emissoras de rádio e TV por volta das 20h15 desta sexta-feira (3). Ele reafirmou a “intranquilidade” vivida nos últimos quatro dias, que tem resultado no fechamento antecipado do comércio, violência na rotina do trânsito e contra a população. “Estamos tomando providências para conter ações de um grupo de polícia usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, causando desordem”, afirma.

Presença de ministro
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve viajar para Salvador no sábado (4)para participar das definições estratégicas para combater a violência e insegurança decorrentes da greve parcial dos policiais militares no estado, segundo a assessoria do governo da Bahia.

A previsão é que o ministro desembarque na Base Aérea da capital, às 10h, em companhia do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e da secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. A comitiva nacional será recebida pelo governador Jaques Wagner, pelo comandante da 6ª Região Militar, general G. Dias, além do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

A greve de parte dos PMs foi decretada na noite de terça-feira (31). A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades.
Reforço militar
Mais 144 soldados do Exército, deslocados de Recife (PE), desembarcaram no fim da tarde desta sexta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Salvador para reforçar a segurança da capital baiana em meio à greve de parte dos policiais militares. Do aeroporto, eles seguem para realizar patrulhamento nas regiões da Paralela e Iguatemi, abarcando a Avenida ACM. Ao total, são 144 soldados do 4° Batalhão do Exército de Recife, diz o governo do estado.
A atuação do reforço ao policiamento na capital foi definida durante reunião ocorrida nesta tarde entre comandantes e chefes de segurança pública, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informou o tenente-comandante Cunha, oficial de comunicação da Região Militar.
"A reunião foi feita no sentido de integrarmos as ações das diversas forças em áreas de Salvador. O objetivo é garantir a seguraça e integridade das pessoas e do patrimônio, além do direito de ir e vir do cidadão", afirma o tenente.
Atualmente, 800 militares do Exército brasileiro, além de 150 oficiais da Força de Segurança Nacional, estão na capital baiana. A previsão é de que mais 1.500 soldados do Exército cheguem em Salvador ainda nesta noite.
"Tem uma tropa da Brigada Paraquedista do Rio de Janeiro, com experiência no combate no Haiti e Complexo do Alemão [favela fluminense]. Eles vão atuar na orla, no trecho compreendido entre a Barra e a Pituba", diz o tenente Cunha.
Militares de Aracaju, Recife, Garanhuns, João Pessoa e Maceió também estão a caminho de Salvador. "Os oficiais de Aracaju vão atuar na região do Comércio e Sete Portas, a equipe do 2° Distrito Naval ficará responsável pela área de portos; e a Força de Segurança Nacional próxima ao aeroporto", relata.

Fonte: G1
Referencia: Blog do Leandro Leite

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Grocery Coupons