quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Facebook inicia processo de de IPO

Depois de dias de especulação e ansiedade nos mercados e no mundo de tecnologia, o Facebook finalmente anunciou seu IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial de Ações). A operação vai criar ações da rede social a serem negociadas em bolsa de valores. O Facebook ainda não decidiu se as ações serão negociadas na Nasdaq ou na NYSE - a bolsa de valores de Nova Iorque. Mas, já anunciou que pretende captar US$ 5 bilhões na operação. O valor responde a pelo menos uma das questões que rondaram o mercado nos últimos dias. Especulava-se qual seria o valor pretendido pelo Facebook, com apostas começando nos 5 bilhões anunciados e chegando até a casa de 10 bilhões.
A operação de oferta das ações vai ser conduzida pelo banco Morgan Stanley, com participação do JP Morgan Chase e do Goldman Sachs. Ao se tornar uma empresa pública, o Facebook deve assumir o posto de uma das companhias mais valorizadas dos Estados Unidos, à frente de grandes empresas da economia tradicional, como a Kraft Foods, os Laboratórios Abbot e a montadora Ford, por exemplo. 
O mercado estima que o valor de mercado do Facebook alcance a marca de 100 bilhões de dólares. Se esse número se confirmar, Mark Zuckerberg, do alto de seus 27 anos, será guindado à nona posição no ranking dos mais ricos do mundo, com um patrimônio estimado em 28 bilhões de dólares.



Fonte: Olhar Digital

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Grocery Coupons